Avaliação psicológica Infantil
A avaliação psicológica infantil é um processo desafiador, já que a criança não consegue ter controle e compreensão de suas emoções. No entanto, é através da brincadeira que a criança permite mostrar seus conflitos e a situação na qual se encontra.
O vínculo entre o terapeuta e a criança deve ser bem consolidado para que possa haver participação mútua no processo. Através do faz de conta e dos jogos simbólicos, a criança vivencia situações que não consegue resolver sozinha.
Na infância surgem situações normais do desenvolvimento que são ameaçadoras e difíceis para os pequenos como por exemplo não dormir sozinho em sua cama, desfralde, adaptação na escola, os medos decorrentes das fases, a chegada de um irmãozinho, a perda de um animal de estimação ou de um ente querido, separação dos pais, etc.
São inúmeros os motivos pelas quais as crianças sofrem e se angustiam, externalizando esses sentimentos confusos através de diversos comportamentos como birra, isolamento, perda do apetite, desanimo para realizar atividades rotineiras e manha.
O psicólogo possibilita à criança, a manifestação livre em um universo criado bilateralmente entre paciente e terapeuta e trabalha questões como sentimentos negativos, compreensão sobre o gatilho da manifestação comportamental inadequada e as fases do desenvolvimento de maior conflito, além de outras questões que venham a surgir no decorrer da terapia.
O acompanhamento dos pais é fundamental para o bom desenvolvimento do processo terapêutico e em grande parte das vezes é necessário o trabalho concomitante com a família através de orientação e alinhamento de estratégias.
A criança não é um adulto em miniatura e deve ser respeitada, compreendida e ensinada a lidar com os comportamentos, pensamentos e sentimentos nas várias situações da vida. Somente com um olhar empático e amoroso poderemos entender esse universo tão rico e abrangente da criança e conseguir a ajuda-lo a superar seus problemas.